Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

Matérias anteriores

quinta-feira, 26 de maio de 2016

NITRILAS E ISONITRILAS

NITRILAS
São compostos contendo o grupo -CN. O ácido cianídrico (HCN) pode ser considerado a nitrila mais simples, o que originou o nome cianetos para as demais. Os nomes são feitos ou com a terminação nitrila ou com a palavra cianeto. As nitrilas alifáticas com até 14 átomos de carbono são líquidos insolúveis em água. Elas são muito tóxicas, se bem que menos que o HCN. Uma nitrila insaturada importante é a acrilonitrila (CH2=CH-CN), muito usada na fabricação de polímeros acrílicos como as lãs sintéticas denominadas orlon, apropriadas para a confecção de agasalhos e cobertores.

BAIXE O SLIDE: NITRILA(O)

ISONITRILAS
Isonitrilas (ou isocianetos, ou carbilaminas) são compostos contendo o grupo (-NC). As isonitrilas são isômeras das nitrilas, porém menos estáveis que elas. Os nomes são feitos ou com a terminação carbilamina ou com a palavra isocianeto. As isonitrilas mais simples são líquidos incolores, pouco solúveis em água, muito tóxicos e de cheiro extremamente desagradável.

BAIXE O SLIDE: ISONITRILA(O)



0 comments:

Postar um comentário

ENEM | Tratamento da Água

UECE | 2023.1

UVA | 2022.1

Total de visualizações