Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

Matérias anteriores

domingo, 8 de novembro de 2015

ÍNDICE GLICÊMICO

O CONSUMO DE ARROZ E PÃO



É fato que o consumo exagerado de carboidratos refinados (arroz branco, pão branco) é nocivo porque eles são quebrados rapidamente no intestino e se transformam em glícose (açúcar).

O aumento do açúcar no sangue estimula a produção de insulina pelo pâncreas. O excesso de insulina abaixa rapidamente o nível de glicose na circulação sanguínea, provocando sensação de fraqueza e muita fome. A fome pode levar ao consumo de mais carboidratos, o que eleva o açúcar no sangue e estimula a produção de mais insulina, estabelecendo um ciclo vicioso que culmina na compulsão alimentar, na obesidade e em, suas consequências, como os problemas cardiovasculares.




Para romper esse ciclo, o ideal é privilegiar o consumo de alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico, um indicador da velocidade com que o carboidrato ingerido eleva a taxa de açúcar no sangue.
• Alimentos com alto índice glicêmico elevam rapidamente a taxa de açúcar no sangue.
• Alimentos com baixo índice glicêmico elevam lentamente a taxa de açúcar no sangue.
A tabela de índice glicêmico (IG) a seguir fornece alguns exemplos. Os valores são admensionais e foram estabelecidos tomando-se a glicose como base (para IG da glicose = 100).

De modo geral, carboidratos refinados têm índice glicêmico bem mais alto que os carboidratos integrais. Além disso, no processo de refinamento dos carboidratos grande parte das fibras alimentares são perdidas.
O branqueamento da farinha de trigo e do amido é feito com substâncias como o cloro, o cloreto de nitrosila ou o permanganato de potássio, que destroem as vitaminas e os sais minerais e originam um alimento esteticamente bonito, que exige menos em termos de
mastigação e, até por isso, acaba sendo consumido em maior quantidade, mas é um alimento pobre em nutrientes; ou seja, engorda, mas não nutre.

Fonte: Química. Martha Reis. Vol.3. Parte 2.
Ed. Ática 

0 comments:

Postar um comentário

ENEM | Tratamento da Água

UECE | 2023.1

UVA | 2022.1

Total de visualizações