Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

Matérias anteriores

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

MODELOS ATÔMICOS - RESUMO


- TEORIA DOS QUATRO ELEMENTOS (Empédocles/Aristóteles): Toda matéria seria constituída pelos elementos água, terra, fogo e ar.

- TEORIA ATÔMICA DE LEUCIPO/DEMÓCRITO - 400 a.C.: Toda matéria seria formada por átomos pequenos, sólidos e indivisíveis.

- TEORIA ATÔMICA DE DALTON (Teoria atômica da bola de bilhar) - 1808: Essa teoria foi baseada nos fatos e evidências experimentais a seguir:
1. A matéria é formada por pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis denominadas átomos. Átomos de um mesmo elemento químico têm massa e tamanho iguais. Átomos de elementos diferentes têm massa e tamanho diferentes.
2. Cada substância é formada pela combinação de átomos numa proporção de números inteiros e pequenos.
3. Numa reação química, os átomos não são criados nem destruídos.

- TEORIA ATÔMICA DE THOMSON (Modelo do pudim de passas) - 1897: Verificou-se, experimentalmente, a existência de partículas negativas (elétrons) no átomo. O átomo deveria, então, ser formados por uma esfera de carga elétrica positiva com elétrons incrustados que neutralizariam essa carga

- TEORIA ATÕMICA DE RUTHERFORD - 1911: Baseada na experiência da dispersão da radiação alfa por uma lâmina fina de ouro. A maior parte da massa do átomo se encontra em uma pequena região central (núcleo) dotada de carga positiva, onde estão os prótons. Na região ao redor do núcleo (eletrosfera) estão os elétrons em movimento. 

- TEORIA ATÕMICA DE BOHR - 1913: Nos átomos, os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares chamadas camadas ou níveis de energia. Cada um desses níveis possui um valor determinado de energia. isto é, a energia quantizada.



0 comments:

Postar um comentário

ENEM | Tratamento da Água

UECE | 2023.1

UVA | 2022.1

Total de visualizações