Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

Matérias anteriores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

UNIDADE 3

 

alcool

 

TEMA 1: ALCOOL

Álcool é todo composto orgânico que  apresenta   um grupo hidroxila –OH, ligado a um carbono saturado (que só faz ligações simples).

TEMA 2 : FENOL, ENOL e ÉTER.
Os fenóis são muito usados na indústria, na fabricação de perfumes, resinas, vernizes, tintas, adesivos, cosméticos, corantes e explosivos. Eles possuem ação bactericida devido ao mecanismo de coagularem proteínas de microorganismos como as bactérias e fungos. Nas fazendas, usa-se uma mistura dos fenóis orto, meta e paracresol para a desinfecção do local de ordenha das vacas, para não haver contaminação do leite. Essa mistura de fenóis é conhecida popularmente como Creolina.
TEMA 3: ALDEÍDOS e CETONAS.

Os aldeídos e as cetonas fazem parte de um conjunto de grupos funcionais classificados como carbonílicos, ou seja, que apresentam a carbonila em sua constituição. Dos aldeídos, os que apresentam maior diversidade de uso são o metanal (aldeído fórmico ou formaldeído) e o etanal (aldeído acético).

Das cetonas a mais importante é a propanona, conhecida no comércio como acetona. Trata-se de um líquido incolor, de cheiro agradável (quando puro), inflamável, usado principalmente como solvente de esmaltes, tintas, vernizes e na extração de óleos de sementes vegetais.

 

 

SLIDES AULA 17: ALCOOL

SLIDES AULA 18: Fenol, Enol e Éter

SLIDES AULA 19: Aldeidos e Cetonas

0 comments:

Postar um comentário

ENEM | Tratamento da Água

UECE | 2023.1

UVA | 2022.1

Total de visualizações